Radicchio e Endívias

O Radicchio (Cichorium intybus) é de origem italiana (de Treviso) e pertence à família das chicórias. Tem folhas vermelhas com nervuras brancas. As folhas formam, em temperaturas frescas, uma bola bem densa. Seu sabor é levemente amargo. Este sabor amargo pode ser diminuído se lavado em água morna. Para comercialização, são utilizadas somente as bolas . As folhas soltas em volta da cabeça são muito amargas
                                                                           
História
Uma forma primitiva do radicchio já era utilizada na antiga Roma. Durante a idade média, foi levado par outros países da Europa e, no século XIX difundiu-se para o restante do mundo.

                                   
         
Uso culinário

As folhas do radicchio são adicionadas em saladas frias. Também pode ser usado em risotos e outros pratos quentes.

Uso terapêutico

Contém vitaminas A e C, cálcio e sódio.

                                                                             ***

 A endívia é um legume fresco de folhas brancas e cerradas, com uma história relativamente recente, tendo sido obtido fortuitamente nos finais do século XIX por um jardineiro belga, quando este tentava cultivar uma chicória frisada branca.
 
                                                   
Para minimizar o seu sabor amargo que as torna detestadas por muitas pessoas, há que desembaraçar as endívias das folhas mais externas e evitar a sua permanência em água. Quando consumidas cruas, as endívias combinam particularmente bem com beterraba, queijo, nozes, maçãs e citrinos, enquanto que o melhor método para as confeccionar consiste em estufá-las em Vaqueiro, aplicando-as depois em gratinados ou servindo-as como prato principal, complementadas com fiambre e molho béchamel.

Fonte: TB Culinária

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular