Raça de Cavalo - Akhal-Teke

           Imagem escolhida por blogmelinterativo.blogspot.com
Akhal-Teke

PELAGEM: Predominantemente alazã-dourada, mas há incidência de castanhos e tordilhos e ocasionais pintas brancas sobre a pelagem básica. 
FUNÇÃO: Todas. As tribos usam o cavalo para a lida e para o lazer, inclusive corridas e práticas de salto. 
ORIGEM: 3.000-2.000 a.C. 
TEMPERAMENTO: Sangue quente 
MEIO AMBIENTE: Deserto 
CARACTERÍSTICAS:

Olhos grandes;
Narinas bem abertas, o que resulta numa expressão atrevida;
Pernas longas e magras, com juntas altas em relação ao solo;
Corpo longo, estreito, tubular;
Cabeça elegante de perfil retilíneo. Cabeça num ângulo de 45º
Pescoço comprido e fino, posto muito alto e levado quase verticalmente ao corpo;
pouca profundidade à altura da barrigueira, devido ao comprimento excepcional das pernas.
O akhal-teke é um cavalo de estatura mediana, quase sempre de pelagem dourada, com um físico mais longo do que encorpado.

Tem todas as características do cavalo do deserto: magro de pele fina, resistente ao calor. A cabeça possui um perfil reto, a ganacha é desproporcionalmente larga em relação ao focinho e as orelhas são grandes. A cernelha é acentuada e a garupa é caida, com a resultante inserção baixa da cauda.

De um modo geral, esta raça exibem permanente agressividade, com as orelhas para trás,achatadas contra a cabeça, e edentes à mostra.

Talvez haja até uma relação entre o akhal-teke e o árabe munaghi, raça de cavalos de corrida. O akhal-teke existe há mais de 3 mil anos na área da atual Turcomênia. É oriundo dos oásis do deserto de KaraKum, com suas colinas áridase suas depressões. O principal centro de criação fica em Ashkahabad, no sopé dos montes Kopet-Dag, a 30 km da fronteira com o Irâ.

A raça contribuiu para o aperfeiçoamento de muitas outras sem ser influenciada por nenhuma. Os turcomanos tinham o akhal-teke como cavalo de corridas, preparando-o para isso com extremo cuidado: dieta de alfafa, bolas de gordura de carneiro, ovos, cevada e bolos de farinha. Para defendê-los do calor e do frio, esses corredores eram envolvidos pelos seus criadores em mantas de feltro.

O akhal-teke não se ajusta aos padrões ocidentais. O cavalo tem robustez e resistência sem limites, e seu desempenho, cobrindo distâncias imensas em condições desérticas, é excepcional.

Conta-se que um animal cobriu 4.152 km em 84 dias, distância entre Ashkabad e Moscou, atravessando mais de 400 km de deserto, com ração mínima de alimento e água.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe ( Direitos autorais)

http://www.saudeanimal.com.br/akhal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular