A hidroponia é um sistema de cultivo, no qual a planta não entra em contato com o solo e fica protegida das variações climáticas. Fechada em estufas e suspensas em bancadas, as unidades ficam com as raízes imersas em solução hidropônica, mistura de água e nutrientes. Por não haver contato com o solo, na maioria das vezes, não há necessidade da aplicação de agrotóxicos, explica o técnico da Emater/RS-Ascar, Fábio Scalco. "Estando longe do solo, onde se concentram a maioria das pragas, reduz a necessidade da utilização de defensivos agrícolas em até 90%". E as vantagens do cultivo hidropônico são várias. Com a técnica, as plantas ficam protegidas em estufas e o produtor não sofre com as variações climáticas. O tempo de produção é menor, pois além de não ser necessária a preparação do solo entre um plantio e outro, o período para o desenvolvimento da planta é menor que a cultivada no cultivo no solo. "Entre a colocação da muda na calha e o ponto de comercialização demora entre 21 e 30 dias, enquanto, no solo, de 35 a 45", afirma o técnico. E para o produtor existe ainda outra vantagem: a facilidade em cuidar da horta. "Como a gente não precisa mais se abaixar para mexer com as plantas, não temos mais dores nas costas", conta Bortoli.
Hoje, o agricultor produz, por mês, três mil pés de alface, de quatro variedades, mas está ampliando as instalações e, dentro de um mês, terá capacidade para produzir 20 mil pés de alface, rúcula e agrião. O período para intensificar a comercialização foi escolhido à dedo. "Essa época é ruim para a produção de hortaliças, sempre tem muita chuva e calor, vou aproveitar para ganhar mercado com as hidropônicas", afirma Bortoli. E mercado é o que não falta no Noroeste do Estado. Apenas 40% dos hortigranjeiros consumidos, são produzidos na região.
Bortoli vende seu produto para mercados e restaurantes da cidade, mas seu maior lucro é com a comercialização na feira municipal, realizada três vezes por semana. Segundo ele, as hortaliças hidropônicas são sucesso de vendas e agradam o consumidor. "Quem compra a alface hidropônica, nunca mais compra da comum", revela. O técnico explica os motivos. "Além de ser mais saborosa, pois não tem déficit de nutrientes o produto hidropôncio dura mais, porque vem com a raiz e o processo vegetativo não é interrompido", afirma Fábio.
Estimular o assistido a produzir mais e melhor, a fim de aumentar a renda, são objetivos da Frente Programática Assistência Técnica e Extensão Rural, desenvolvida pela Emater/RS-Ascar em consonância com os Programas Estruturantes do Governo do Estado.
Hidropônico caseiro.
Quero saber se vendem este tipo de horta hidropônicas já prontas, onde encontrar e qual o preço.
ResponderExcluirPrimeiramente quero lhe agradecer pela visita em meu blog.
ResponderExcluirQuanto à sua pergunta, Joel,o que posso lhe adiantar é que existem empresas especializadas em projetos hidropônicos, via internet e cursos online.
Tenha um FELIZ ANO NOVO!
Sucesso em seus negócios!
como fazer este tipo de hidroponia caseira.
ResponderExcluironde encontro os produtos para fazer
obrigado
Boa tarde, João Batista.
ResponderExcluirIrei postar um vídeo ensinando o passo-a-passo para que você possa fazer um Hidropônico caseiro.
Obrigada pela visita.