Ipatinga - MG

          
                           
Ipatinga é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais. Pertencente à mesorregião do Vale do Rio Doce e à microrregião de mesmo nome, localiza-se a nordeste da capital do estado, distando desta cerca de 209 quilômetros. Ocupa uma área de 165,509 km² e sua população foi estimada em 2009 pelo IBGE em 244 508 habitantes, sendo assim o décimo mais populoso do estado de Minas Gerais e o primeiro de sua microrregião. Está a 947 quilômetros de Brasília, a capital federal. A cidade localiza-se exatamente no local em que as águas do rio Piracicaba se encontram com o rio Doce. Sua área é de 165,509 km², representando 0,0282 % do estado de Minas Gerais, 0,0179 % da Região Sudeste e 0,0019 % de todo o território brasileiro. Desse total 22,9245 km² estão em perímetro urbano.
                
O desenvolvimento da região deve-se às grandes empresas locais, como a ArcelorMittal Timóteo e principalmente a Usiminas, localizada no próprio município. Até 1964 estas duas ficavam em território da cidade vizinha, Coronel Fabriciano, mas com a emancipação política de Timóteo e Ipatinga, o município deixou de sediá-las. Atualmente município é formado pela Sede e pelo distrito de Barra Alegre. A cidade faz parte da Região Metropolitana do Vale do Aço, que ultrapassa os 449 340 habitantes. Além das quatro principais cidades (Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo), há outras 22 no colar metropolitano.
               

               
A cidade ainda se destaca pelo seu turismo. Além do turismo de negócios, muito incentivado pela prefeitura e pelas grandes empresas locais, em Ipatinga estão algumas das principais atrações de todo Vale do Aço, como o Shopping do Vale do Aço; o Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito - Ipatingão, um dos maiores de todo Leste mineiro; a USIPA; o Centro Cultural Usiminas e várias outros pontos turísticos de importância cultural e histórica. Além do turismo na área urbana, Ipatinga também é um dos principais acessos para a Serra dos Cocais, localizada na cidade vizinha de Coronel Fabriciano e para o Parque Estadual do Rio Doce, situada entre os municípios de Timóteo, Marliéria e Dionísio.
               
A sede tem uma temperatura média anual de 21,6°C, a vegetação do município é de Mata Atlântica e cerrado. Em relação à frota automobilística, de acordo com o IBGE, em 2000 foram contabilizados 54.240 veículos em Ipatinga. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,25%, O município contava em 2008 com 125 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,806, considerando-se assim como elevado, em relação ao estado de Minas Gerais.

Etimologia

A cidade nunca possuiu denominação que não fosse "Ipatinga". Existem várias versões para o nome do município, que vem da língua tupi e significa "Pouso de Água Limpa" (I+PA+TINGA). A versão mais popular relata que o nome Ipatinga nasceu de um arranjo elaborado pelo engenheiro Pedro Nolasco, a partir da junção de palavras, aproveitando os radicais IPA (da cidade de Ipanema) e TINGA (de Caratinga).

História
                
                     Primeira sede da Prefeitura Municipal de Ipatinga -M.G
Entre os séculos XVI e XVII, entradistas seguiam pela região à procura de ouro e materiais de valor, mas a descoberta de ouro na região central de Minas Gerais fez com que vilas e povoados crescessem nesta região que até então era habitada apenas pelos índios Botocudos. Pouco tempo depois, a Coroa portuguesa proibiu o povoamento da região do Vale do Rio Doce, para evitar o contrabando de materiais preciosos. Na segunda metade do século XVIII, Antônio Noronha ordenou a construção de uma estrada ao leste da capitania, justificando-se de que havia ouro nessa região. A estrada foi concluída pouco tempo depois.

Os primeiros civilizados a chegarem até a região de Ipatinga e do atual Vale do Aço, vieram em 1752 de Sant'Ana do Alfié pela Serra da Vista Alegre. Atravessando o Rio Piracicaba, abrindo na margem esquerda desse rio uma posse no lugar hoje conhecido por Sítio Velho, nas cercanias da atual Usiminas, não tendo prosseguido por ter sido assassinado por um escravo que ele alugara de dona Ana Matos.

No início do século XX, as principais atividades econômicas eram a agricultura de subsistência e a pecuária. No ano de 1901, com a criação da Estrada de Ferro Vitória a Minas - EFVM, o engenheiro Pedro Nolasco foi contratado para planejar uma estrada margeando o Rio Doce, que fosse desde o Porto de Vitória até a cidade de Diamantina. Sete anos mais tarde, um estudo comprova o alto teor de ferro nas jazidas de minério de Itabira. O interesse internacional dos ingleses muda o projeto original da ferrovia, para facilitar o escoamento da produção para o Porto de Vitória, pelo qual seria levado em direção à Europa.

Com a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, começaram a vir os primeiros habitantes da primitiva cidade de Ipatinga e da Região Metropolitana do Vale do Aço. Através dos trilhos da estrada de ferro, fixaram-se na região além dos operários, e viajantes de várias partes de Minas Gerais e até de diferentes lugares do Brasil que vieram tentar a sorte na cidade. Em 22 de agosto de 1922, foi inaugurada a Estação Pedra Mole, a primeira da cidade. O primeiro a fixar pouso foi José Fabrício Gomes, explorador de matas, que se apossou de uma área onde hoje abrange o município de Ipatinga, com a intenção de explorar madeira. Pouco tempo depois, as terras foram repassadas a José Cândido de Meira, tendo este aumentado a atividade de extração de madeira. Logo após, Alberto Giovannini transformou o local numa fazenda de gado, tendo construído ainda no terreno uma boa casa e, nos terrenos férteis, o cultivo de lavoura, atraindo colonos para o trabalho na fazenda. No de 1930, o trajeto da EFVM foi alterado. A Estação de Ipatinga (atualmente Estação Memória) foi construía para substituir a de Pedra Mole, que desabou em virtude da instabilidade do terreno. Suas ruínas ainda restam na beirada do Rio Piracicaba, perto da confluência com o Rio Doce. Tudo o que resta desta estacão é uma parede, suas fundações e um poço abandonado na região do bairro Castelo. Ao redor da Estação Ipatinga, continua o crescimento e o desenvolvimento do povoado. 
                
A vocação siderúrgica de Ipatinga inicia-se em 31 de outubro de 1944, quando foi inaugurada a ArcelorMittal Timóteo (antiga Acesita - Companhia de Aços Especiais Itabira). Em território que então estava em território de Coronel Fabriciano, atualmente no município de Timóteo. Dessa época também é a elevação de Ipatinga a distrito de Coronel Fabriciano. Em 27 de dezembro de 1948, depois de um longo processo tramitado na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - ALMG, o governador Milton Campos assina a Lei nº. 336, criando o município de Coronel Fabriciano, emancipando-se de Antônio Dias. Junto com a emancipação, Ipatinga também eleva-se a distrito da cidade.

Doze anos mais tarde, uma delegação japonesa visita o então distrito de Ipatinga, sendo escolhido como sede da instalação da Usiminas em 24 de abril de 1956. Para essa decisão, foram levados em conta a topografia apropriada, pequena distância entre as fontes de matéria prima e os centros consumidores facilidades dos recursos hídricos, abundância de energia elétrica, malha ferroviária local e proximidade com outros centros siderúrgicos. Com as notícias da construção da siderúrgica que se instalaria na região, foi grande a chegada de novos moradores, antes de sua instalação. Isso aumentou a necessidade de um planejamento urbano para a cidade. Os empregados da empresa foram instalados em acampamentos improvisados, distribuídos por toda a extensão do distrito. Os aventureiros amontoam seus barracos nas vias públicas e praças. A Usiminas veio a ser fundada em 26 de outubro de 1962.

Emancipação política

O crescimento acelerado da região e o conflito de interesses de sua população culminou com o chamado Massacre de Ipatinga, quando várias pessoas foram assassinadas em 7 de outubro de 1963. De acordo coma Usiminas, houve mais de trinta mortos e mais de três mil feridos.
          

                  

Com o rápido crescimento, se tornou fundamental que Ipatinga tivesse autonomia administrativa. A pequena vila dependia diretamente dos interesses da sede, que era o atual município de Coronel Fabriciano, e os moradores acusavam políticos fabricianenses de descaso administrativo para com o distrito. A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais aprovou, em redação final, o projeto de revisão administrativa, que criou 237 novos municípios, entre eles estava Ipatinga - criada pela Lei estadual n° 2764, de 30 de dezembro de 1962, juntamente com o distrito de Barra Alegre - e Timóteo, tendo sido vetada pelo Governado Magalhães Pinto a instalação dos municípios de Ipatinga e Timóteo, que enviou uma mensagem às comissões Pró-Emancipação dos dois municípios do Vale do Aço, informando o veto à emancipação e os seus motivos: afirmava que pretendia manter uma unidade política, administrativa, econômica e financeira desse pólo siderúrgico.

Em 29 de abril de 1964 é que ocorre a emancipação de Ipatinga juntamente com a de Timóteo, sendo decretada por José de Magalhães Pinto. A partir daí, o distrito de Barra Alegre, passa oficialmente a pertencer a Ipatinga. No mesmo ano (1964), é eleito Délio Baeta Costa como intendente e um ano depois Fernando Santos Coura se torna prefeito. Anos mais tarde, em 8 de dezembro de 1975, é criada a Comarca de Ipatinga, sendo instalada em 2 de fevereiro de 1977.
                

História recente

A partir da década de 1970, há uma inversão hegemônica de crescimento econômico e demográfico no Vale do Rio Doce. O aglomerado urbano da região, concentra todas as aspirações externas e as tensões internas ocasionadas pejo crescimento populacional. Uma das consequências desse crescimento populacional são as enchentes. Entre os dias 1º e 4 de fevereiro de 1979, uma forte e intensa chuva deixa vários mortos e desabrigados, em uma enchente que não atingiu apenas Ipatinga, mas ainda várias cidades localizadas ao longo das margens do Rio Doce e afluentes. Cerca de 10 mil ficam desabrigados e pelo menos 42 morreram somente no município ipatinguense, a maioria soterrada por queda de encosta na chamada grota do IAPI, no bairro Esperança.

Ao longo do tempo, com o crescimento populacional da cidade, houve a necessidade da expansão dos setores econômico e turístico de Ipatinga. Em 20 de outubro de 1982 é inaugurado o Kart Clube Ipatinga; em 6 de novembro de 1983 foi fundado o Kartódromo Emerson Fittipaldi; em 3 de março de 1990 foi a inauguração do Aterro Sanitário de Ipatinga; em 21 de maio de 1998 é fundado o Ipatinga Futebol Clube; em 23 de setembro de mesmo ano foi inaugurado o Shopping do Vale do Aço e o Centro Cultural Usiminas.

Também em decorrência do crescimento demográfico de Ipatinga e cidades vizinhas, em 30 de dezembro de 1998 foi criado o Vale do Aço, reunindo além de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo e os outros 22 municípios de colar metropolitano, sendo elevado a Região metropolitana em 12 de janeiro de 2006.

                
                                       Obra da Usimec em Brasília
A indústria atualmente é o setor mais relevante para a economia ipatinguense. 2 664 623 reais do PIB municipal são do valor adicionado bruto da indústria (setor secundário). Cerca de 20 a 30% da produção industrial do município é gerada pela Usiminas - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais - e sua subsidiária a Usiminas Mecânica (USIMEC), produtora de estruturas metálicas (dentre as quais estão as da célebre ponte JK em Brasília), máquinas pesadas e vagões de trens. A siderúrgica foi criada, graças ao Plano de metas de JK, que previa a construção de uma usina de grande porte, para produzir aço. A Usiminas exerce uma grande participação na cultura e na vida ativa da cidade, tendo interferido, inclusive, em seu planejamento urbano.

Educação de Ipatinga em números

Nível                       Matrículas       Docentes         Escolas (total)

Ensino pré-escolar                  4.193                411                          82   

Ensino fundamental              36.212             1.915                          91

Ensino médio                        10.742                595                          22

Ensino superior                      8.497                293                             6

Transportes

Ipatinga tem uma boa malha rodoferroviária que a liga a várias cidades do interior mineiro e até a capital. Em Ipatinga está localizado o Aeroporto da Usiminas (IATA: SBIP - ICAO: IPN), um dos maiores do estado. O município ainda possui fácil acesso a BR-458 e MG-425. e tem acesso a rodovias de importância estadual e até nacional através de rodovias vicinais pavimentadas e com pista dupla, como a Avenida Pedro Linhares Gomes, trecho da BR-381.

Distância de Ipatinga aos principais centros nacionais

Cidade Distância (em km)

Belo Horizonte    209

Rio de Janeiro     540

São Paulo            786

Brasília                947

Vitória                 398

Cidades-irmãs

Cidades-irmãs é uma iniciativa do Núcleo das Relações Internacionais, que busca a integração entre a cidade e demais municípios nacionais e estrangeiros. A integração entre os municípios é firmada por meio de convênios de cooperação, que têm o objetivo de assegurar a manutenção da paz entre os povos, baseada na fraternidade, felicidade, amizade e respeito recíproco entre as nações.

Ipatinga possui 2 cidades irmãs. São elas:

Marlboro ( Estados Unidos - MA, 2009).
Kitakyushu, ( Japão, 1978)
 
Subdivisões
 
Ao contrário de muitas cidades populosas, Ipatinga não é subdividida oficialmente em regiões administrativas e/ou subprefeituras. A cidade é composta apenas por 2 distritos, são eles a Sede e Barra Alegre, além dos 34 bairros oficiais e 10 não-oficiais. O bairro mais populoso é a Vila Bethânia, com 28.572 habitantes. O maior em extensão territorial é o Ipaneminha, com 50,4 km².

Cultura e lazer
Turismo

A cidade de Ipatinga destaca-se em seu turismo. A Usiminas, juntamente com a prefeitura vem investindo no turismo de negócios. Atualmente, o município já é o terceiro maior de todo estado de Minas Gerais nesse setor turístico, ficando atrás de Uberlândia e Juiz de Fora

Aterro Sanitário: O local que antes recebia o lixo produzido em Ipatinga foi desativado e transformado em área de educação ambiental da cidade e que recebe cerca de 1.500 visitantes por mês. Está localizado no município de Caratinga, porém pertence a cidade de Ipatinga.
       
Parque das Cachoeiras. Clube particular de lazer e entretenimento numa bela área de preservação ambiental. Conta com trilhas de Caminhada, quadras Esportivas, campo de Futebol society, playground, área de Camping, bares e Restaurantes, capela ecumênica, cachoeiras com Piscinas Naturais e Artificiais, chalés além de outras atrações.
                


                                 

Kartódromo Emerson Fittipaldi:    (Kart Clube Ipatinga – KCI ) :  foi inaugurado em outubro de 1982, sendo seu nome uma homenagem ao piloto brasileiro bicampeão da Formula Um, Emerson Fittipaldi. Com traçado veloz, área de escape em todo circuito e desenho seletivo , a pista do KCI está qualificada como das melhores do mundo, onde já foram realizados 5 (cinco) campeonatos brasileiros e 19 campeonatos mineiros. Em 3 de janeiro de 1983 foi fundada uma escola para pilotos iniciantes, anos mais tarde rebatizada de Escola de Pilotagem Ayrton Senna. Cerca de 500 pilotos já aceleraram nesta pista internacional e muitos deles foram destaques no mundo do kart. Dominaram as máquinas e conquistaram títulos que divulgaram junto com o esporte o nome da cidade de Ipatinga e consolidaram o KCI como um dos melhores do Brasil. Seu recorde de público foi de 50 000 estabelecido em 1985. O melhor tempo foi feito por Cláudio Cantelli – PR, com 42min9s no ano de 2005.
                
Shopping do Vale do Aço. Um dos mais importantes empreendimentos comerciais da região com lojas, áreas de lazer, de alimentação e espaço cultural. Com mais de 10 anos e 2 expansões o Shopping do Vale se concretiza como o maior centro de compras do leste mineiro. Conta ainda com três salas de cinema, de propriedade da Moviecom.
                
Clube Náutico Alvorada (Lagoa Silvana) Área de lazer e entretenimento que tem como principal atração a Lagoa Silvana, local de banhos, pesca esportiva e passeios de barcos e jet-ski. O Clube foi criado pela Usiminas para atender à população de Ipatinga e região, apesar de estar localizado no município de Caratinga. Já sediou etapas do campeonato brasileiro de Motonaútica. Conta com praia artificial, toboágua, parque aquático infantil, galpões para churrasqueiras, área de camping, pousadas/chalés, polígono de Tiro, plataforma, restaurantes e lanchonetes, Pista para Prática de Aeromodelismo além de várias Praças e Jardins
                                     

Estádio Municipal Epaminondas Mendes Brito - Ipatingão: É o quarto maior estádio de futebol de Minas Gerais com capacidade para 25 mil pessoas e já sediou partidas de nível nacional e internacional. O estádio possui 25 cabines para imprensa (rádio, TV, jornais), Tribuna de Honra, camarotes, vestiários para clubes e vestiário para árbitro, 2 placares eletrônicos, departamento médico, salas para polícia militar e para a Federação Mineira de Futebol. O gramado oficial máximo está capacitado para jogos internacionais (110 X 75) e conta com moderno sistema de irrigação subterrânea.
                
Estrada de Ferro Caminho das Águas: É uma pequena estrada de ferro localizada na margem direita do Ribeirão Ipanema. A esquerda da ferrovia está o Parque Ipanema. Seu caminho é percorrido por uma locomotiva a vapor de origem alemã, de 1937, que carrega dois vagões com capacidade total para 68 passageiros cada. A locomotiva percorre seus 2,6 quilômetros de trilhos (5,2 km de ida e volta). Nela está a Estação Ferroviária Pouso de Água Limpa
                
Usipa: É uma área de preservação ambiental da Usiminas com acesso restrito a grupos de estudo, alunos e pesquisadores. O clube, no entanto, é aberto ao público.

Parque Ipanema: É uma das maiores áreas verdes do país situada dentro de um perímetro urbano. Com mais de 1 milhão de metros quadrados, cerca de 12 mil árvores plantadas e localizado bem no centro da cidade é uma área aberta a toda a população. O complexo de lazer foi uma das últimas "obras de arte" do paisagista Roberto Burle Marx, e oferece área de lazer com pista para caminhada e ou corrida, lago com ilha, cata-ventos, brinquedos, anfiteatro e quadras poliesportivas. Recentemente foi instalado um palco para apresentação de shows e espetáculos, dentro da lagoa. Construído com troncos de eucalipto e assoalho tipo deque, mede 383 metros quadrados. Conta com quadras poliesportivas, campos de futebol, lago com Cata-vento, pista de Cooper e ciclovias, anfiteatro, Farmácia Verde, Horto Municipal, Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro, Ginásio Poliesportivo Eli Amâncio, playground, auditório, Parque da Ciência, estação meteorológica e biblioteca ecológica (Ecoteca). Os moradores de Ipatinga e de outras cidades da região são frequentadores assíduos do Parque Ipanema. O local possui iluminação, sinalização, sanitários, bebedouros e lixeiras de polietileno.




Estação Memória: Foi construída em 1930 e desativada em 1951. Reinaugurada em 1992 como Estação Memória, passou a ser um núcleo referencial de preservação e proteção da memória cultural do município. Seu acervo documental inclui registros de diferentes momentos culturais, políticos e artísticos de Ipatinga, reproduções de documentos manuscritos e impressos, livros e revistas relacionadas à cidade de Ipatinga, objetos originados da Vale e obras de arte inspiradas na cultura local. Além de tratar de uma unidade de memória, desenvolve projetos voltados para as artes, especialmente as plásticas. Aberta diariamente para visita e pesquisa sobre a história regional.
                
Centro Esportivo e Cultural 7 de Outubro: Foi inaugurado em 1991, com objetivo de socializar a prática de esporte no município, para atender crianças, adolescentes e grupos da Terceira Idade de baixa renda, oferecendo escolas de aprendizagem em várias modalidades como: Basquete, voleibol, handebol, futsal, futebol de campo, capoeira, karatê, judô, xadrez, damas, teatro, taekwon-do, dança, ginástica olímpica, trampolim acrobático, Iniciação desportiva universal-IDU e atividades para a terceira idade. Atende aproximadamente 3.000 alunos e é mantido pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, através de convênio celebrado com o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais - UNILESTE.
                
       
                
Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular