Os Riscos da Exposição ao Sol


Alerta Especial Sobre Fotoenvelhecimento

É comum que as pessoas optem por um bronzeado bonito e esqueçam dos efeitos danosos do sol não apenas para a saúde, mas também para a beleza. De acordo com os Drs. Hugo Weiss, Marisa Santos Weiss, Miguel de Ávila Sobrinho e Márcio V. Teixeira, do Instituto de Dermatologia de Porto Alegre, não se pode falar dos riscos da exposição solar sem explicar o que é fotoenvelhecimento. Em artigo publicado na Internet, os médicos determinam que o fotoenvelhecimento, conjunto de alterações cutâneas, é causado pela exposição excessiva e/ou prolongada da pele à radiação ultravioleta (UV).

De acordo com os especialistas, quanto mais clara for a pessoa e quanto maior for a sua exposição aos raios solares, mais severo será o seu processo de fotoenvelhecimento, que é cumulativo. "Clinicamente, o fotoenvelhecimento pode provocar alterações na textura e cor da pele, deixando-a áspera e amarelada. Também pode induzir o surgimento de manchas, pequenas veias dilatadas, rugas, flacidez e ressecamento, entre outros", relatam. Para prevenir, a receita é uma só: evitar a exposição solar no período entre 10h e 16h, usar filtro solar, camiseta, chapéu e óculos escuros. E, se possível, ficar na sombra. "Nunca é cedo ou tarde demais para iniciar uma proteção solar adequada", concluem.

Dados Sobre a Incidência do Câncer de Pele

O câncer de pele é uma das principais preocupações da SBD, que calcula que, no Brasil, surjam 100 mil novos casos por ano. Os dados dos Estados Unidos são ainda mais alarmantes e servem de alerta para o Brasil: somam-se 1,2 milhão de novos casos ao ano entre os americanos, dos quais, estima-se que, em 1999, 44.200 tenham sido de malanoma, levando à morte, no mesmo ano, aproximadamente 10.000 pacientes. Diante deste quadro que vem agravando-se, a Academia Americana de Dermatologia tomou a resolução de adotar uma série de medidas preventivas para criar novos hábitos de exposição solar junto à população. A exposição solar é a principal causa do câncer de pele, segundo a SBD.

Cuidados Especiais com as Crianças

É fundamental proteger as crianças do excesso de sol. Estima-se que até os 18 anos de idade, o tempo de exposição solar é maior do que no restante da vida. Segundo especialistas em dermatologia, crianças com menos de seis meses de idade não devem ser expostas ao sol, assim como não devem utilizar nenhum tipo de creme ou filtro solar. Após os seis meses de idade, as crianças podem utilizar filtros solares com fator de proteção 15 ou mais. Protegidas pelo filtro solar, em todo o corpo, e por chapéu e roupa, a criança pode ser exposta ao sol da manhã, antes das dez horas.

Segundo o Dr. Barbosa Lima, alguns remédios fazem com que a pele fique mais sensível ao sol. Quando o pediatra prescrever alguma medicação, pergunte se o sol deve ser evitado. O médico alerta, ainda, para os riscos dos dias nublados e da luz refletida na areia, na água, que pode atingir a criança, mesmo na sombra.

Fonte: boasaude.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Popular