O sexólogo Gerson Lopes é consultor do Fundo das Nações Unidas para a População (FNUAP) em projetos de sexualidade e vice-presidente da Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia da região Centro-Oeste. Especialista em sexologia clínica pela Federação Latino-Americana de Sexologia e Educação Sexual (Flasses) e coordenador, nessa área, do Hospital Mater Dei, em Belo Horizonte (MG), Lopes é autor de vários livros sobre sexualidade. Neste chat, ele conversa sobre o tema e, às vésperas do ano 2000, tira as dúvidas dos internautas sobre sexo.
Somos criados para uma sexualidade desvinculada do amor. É no namoro que se constrói o amor.
Dessa forma, o homem é treinado socialmente para exercitar sua sexualidade desde cedo. E a mulher ainda é criada como se sua sexualidade fosse voltada para a maternidade.
É no namoro que se aprende a amar, quando o encontro do interesse sexual desperta a paixão e possibilita a construção de algo mais sólido que é o amor.
O que é necessário para aprender a amar namorando? Gostamos sempre de repetir que é preciso desenvolver três habilidades, todas elas coincidentemente iniciadas com a letra H. O desenvolvimento dessas habilidades facilita o processo de aprendizagem do amor.
H de humor. Quem não sabe brincar, não sabe amar. Essa foi a frase que ouvi em uma película dita pelo personagem Michael, vivido por John Travolta, personificado como um anjo que veio à terra para ensinar a um homem durão a arte do amor.
H de humildade. Condição essa fundamental no aprendizado do amor. Não existe aprendizagem sem humildade. E amor, se aprende.
H de honestidade. Com seus próprios sentimentos e em relação aos sentimentos do outro. A dissimulação das emoções é comumente vista como habilidade de negociação, mas na verdade dificulta todos os processos de relacionamento verdadeiros e mais ainda dentro de um contexto amoroso.
Wolber de Alvarenga, terapeuta e poeta mineiro, assim coloca a relação amor, envolvimento, criação e vida:
•Cuidar para amar
•Amar para envolver
•Envolver para criar
•Criar para viver.
•Amar para envolver
•Envolver para criar
•Criar para viver.
Ou, como na música cantada por Caetano Veloso: “Quando a gente gosta é claro que a gente cuida...”
Ao mesmo tempo o amor só se desenvolve e expressa de maneira espontânea e generosa, não devendo existir expectativa de retorno, e sim, reciprocidade. Volto a dizer que não há amor só de um lado por muito tempo, quando isso acontece, pode-se ter a certeza que nessa relação não há amor, talvez, alguma coisa parecida, mas não amor. Duas palavras resumem a essência do amor: cuidado e gratuidade. Enfim, quem ama é amado.
Amor X Paixão
Eu gostaria de fazer algumas considerações do que vem a ser afeto, paixão e amor.
Muitas pessoas acham que são sinônimos, com o que não concordamos. Afeto e paixão são princípios do amor, mas que não levam necessariamente ao amor. Afeto e paixão são sentimentos gratuitos, basta senti-los. Amor não. Amor é um sentimento que vem de uma construção, capaz de propiciar infinitos e incomensuráveis benefícios, mas tem um custo também muito significativo. Por isso, muitas pessoas preferem ser amadas ao invés de amar.
Muitas pessoas dizem que amar é importante, mas confundem querer ser amadas com amar o outro. É fundamental que façamos uma distinção entre sentir amor e fazer amor. Fazer amor é construir uma relação conjugal amorosa de troca. Nas outras formas de relação de amor (filhos, colegas, etc.), a troca está implícita. Fazer amor não acontece em via única, ao contrário de paixão e afeto. Na construção do amor, a via é sempre dupla: você ama quem te ama.
A paixão acaba (tem que acabar) para o relacionamento continuar, o que não pode terminar é o processo de enamoramento (um constante movimento de namorar-se) que só se mantém se existir amor entre os pares.
Existiriam diferenças entre jovens e velhos amantes nesse aprendizado do amor? Nunca vou esquecer uma mensagem de um belíssimo filme – Colcha de retalhos - que ficou na minha memória para sempre: “Jovens amantes procuram a perfeição. Velhos amantes aprendem a arte de unir retalhos e descrevem a beleza na variedade das peças”.
Gerson Lopes
Fonte:http://www.vinhoesexualidade.com.br/Sexualidade/Artigos/Artigo.aspx?i=112
Chat com Sexólogo Gerson Lopes
ACOMPANHEM O CHAT
Pergunta: Por que os homens se cansam das mulheres após a transa? É uma desculpa de eles estarem cansados ou eles realmente cansam antes?
Gerson: Nem todos os homens cansam das mulheres após a transa, porém quando a relação sexual existe sem um clima de afetividade o sexo pode ser visto como uma ginastica em que existe espasmos, reflexos e cansaço.
Pergunta: Como melhorar meu desempenho sexual? Como ter mais vontade de transar?
Gerson: Nao tem uma receita mágica para melhorar o desejo de todas as pessoas, porém um corpo vigoroso, um clima afetivo, uma parceira interessante e interessada pode ajudar muito. Cada um tem seu ritmo e deve ser respeitado.
Pegunta: Queria saber muito se uma mulher que se encontra mestruada pode correr o risco de ficar grávida se transar sem camisinha.
Gerson: Se for menstruação mesmo não. Porém algumas mulheres no período ovulatório, portanto fértil podem ter um sangramento que pode ser confundido com menstruação.
Pergunta: Sou casada há três anos e não consigo relaxar com o meu parceiro, em conseqüência disso, nunca senti prazer na relação. O que faço?
Gerson: Uma vida sexual adequada implica em estar relaxada. Porém prazer não é sinônimo de orgasmo. o sexo pode ser prazeroso nem por isso tem que ser orgástico. Converse com seu ginecologista ou sexólogo ou psicólogo.
Pergunta: Eu gostaria de saber se existe algum tipo de impotência sexual de fundo psicológico, sem nada físico.
Gerson: No Brasil ao contrário dos EUA e países da Europa a principal causa da impotência sexual é psicológica ligada ao medo de falha, a ansiedade de performance.
Pergunta: Porque a minha mulher tem períodos em que chega facilmente ao orgasmo, e às vezes, apesar de dizer que está ótimo, que foi uma transa excelente, ela não consegue ?
Gerson: Porque nem toda relação sexual tem que ser orgástica. O que tem que existir é prazer que não se restringe ao orgasmo.
Pergunta: Quanto tempo após uma relação de alto risco sem o uso de preservativo devemos fazer o exame de HIV?
Gerson: 3 semanas.
Pergunta: Muitas mulheres fingem orgasmos, e os homens?
Gerson: Alguns fingem porém é mais difícil à medida que o orgasmo masculino vem acompanhado de ejaculação.
Pergunta: Eu tenho 14 anos e gostaria de saber se meus orgãos já estão prontos para ter uma relação sexual com meu namorado?
Gerson: A relação sexual não restringe ao mero encontro dos genitais. Tem que existir maturidade emocional, afetiva e social.
Pergunta: Sexo oral transmite HIV? (faz diferença se for em um pênis ou uma vagina?)
Gerson: Sim. O contato pênis boca ou vagina boca sem proteção pode levar à contaminação por HIV.
Pergunta: Existem problemas de impotência sexual que acontecem de tanto as pessoas se masturbarem, aí não conseguem ter relacionamento com sua parceira; isso tem reversão?
Gerson: A masturbação não leva à impotência. Porém uma pessoa pode só se masturbar porque tem dificuldade de relacionar com o sexo oposto.
Pergunta: Como posso satisfazer melhor uma mulher? Depende de cada uma ou todas têm um mesmo segredo? Quantos pontos Gs uma mulher pode ter?
Gerson: Para agradar ou satisfazer uma mulher tem que ser carinhoso e não existe o chamado bom de cama. Sexualidade não é qualidade de pessoa e sim interação de pessoas. Na minha opinião a sexualidade não restringe a um ponto do corpo da mulher. Ponto G é mais ficção que realidade.
Pergunta: Será que existe algum tipo de remédio para ejaculação precoce?
Gerson: O tratamento da ejaculação precoce pode incluir remédio, porém, tem que ser prescrito por um urologista ou psiquiátra ou médico sexologo.
Pergunta: Nunca senti prazer em minhas relações. O que faço? Tenho 24 anos nunca consegui chegar ao orgasmo. Por que algumas mulheres não chegam ao orgasmo?
Gerson: Não podemos hoje aceitar a ditadura do orgasmo em que de um direito passou-se a ser uma obrigação. Porém quando não se tem a terapia sexual pode ser bastante efetiva. As causas de não té-lo geralmente estão na esfera emocional.
Pergunta: É verdade que a mulher também ejacula (a mulher de tanto prazer "gozou" um líquido)? Isso pode acontecer?
Gerson: Raras mulheres podem apresentar durante orgasmo uma emissão de líquido semelhante à ejaculação. Pórem muitas apresentam durante as contrações do orgasmo um aumento da lubificação que pode se exteriorizar.
Pergunta: Os padrões de comportamento sexual tendem a se tornar menos rígidos, admitindo-se a diferença, ou uma onda conservadora pode manter os padrões tradicionais para o próximo século?
Gerson: Espero que no próximo milênio as pessoas entendam que sexualidade não se restringe aos poucos centímetros no meio do corpo (genitalidade) e muito menos aos poucos segundos do orgasmo. Espero que o foco nas relações sexuais esteja na experiência, no processo de se relacionar e não no resultado, no que se deve obter. Que as pessoas busquem o prazer que é diferente de querer evitar o fracasso.
Pergunta: Tem algo denominado no sentido biológico do homem ter orgamos mais rápido que a mulher geralmente?
Gerson: Talvez sim. O orgasmo do homem (ejaculação) cumpriria o papel reprodutivo, de perpetuação da espécie.
Pergunta: Quanto tempo leva para aparecer o primeiro sintoma do HIV?
Gerson: Às vezes 10 anos.
Pergunta: Há algum problema com relação a fazer sexo anal seguidamente? Isso traz algum risco para a mulher? Sexo anal é prejudicial para a saúde?
Gerson: Primeiro é importante saber o que a parceira acha. O sexo anal exige que a mulher esteja muito excitada, o uso de lubrificante, prevenção e principalmente aceitablidade dela.
Pergunta: Eu transei com minha namorada três dias depois de ela ovular. Então, quero saber qual a probabilidade de ela engravidar?
Gerson: Até três dias depois ou antes, inclusives, pode existir um risco de gravidez.
Pergunta: Como posso saber quando sentir orgasmo?
Gerson: A sensação de um pico de excitação maior seguida de relaxamento pode traduzir em orgasmo. A sensação local de contrações vaginais e vontade de mover a bacia para cima e para baixo ou às vezes querer ficar imóvel pode traduzir no fenômemo orgástico. Não se chega a perder o controle ou sensação de desmaio. É mais fácil senti-lo que definí-lo. Os americanos ás vezes o comparam ao espirro só que mais prezeroso.
Pergunta: Porque ocorre a ejaculação precoce? é alguma doença irreversível? Tal Ejaculação precoce existe realmente? Tenho 26 anos e nunca transei. Tenho uma namorada e toda vez que estamos mais "hot" eu não seguro a ejaculação por muito tempo, mesmo estando de roupa. Será que tenho ejaculação precoce?
Gerson: A ejaculação precoce atinge provavelmente 25% à 50% dos homens e pode ser definido como o processo persistente e recorrente de ejacular antes, durante ou imediatamente após a penetração (menos de oito movimentos).
Pergunta: Quais são as partes do corpo que excitam um homem ? Como podemos fazer para prolongar o orgasmo? Tenho ejaculação muito precoce todas as vezes que transo, o que faço para demorar mais ?
Gerson: Todo o corpo é erótico. Porém extremidades, partes internas, dobras e pregas são mais excitaveis. Para prolongar o orgasmo é importante concentrar nas sensações prazerosas e interrompê-las temporariamente quando possível.
Obrigada Tainã pela visita.
ResponderExcluirDesejo também à você uma semana iluminada.
Abraço fraterno.
Mel.