Máscaras


"Primeiramente, você chega na balada e observa que metade das mulheres estão com um vestido de elástico, já a outra metade está com uma regata branca ou top e por cima uma blusa fina, junto com uma saia alta embalada a vácuo ou short customizado.

Usando o insistente perfume 212, Angel e Light Blue. Mas até aí tudo bem pois o uniforme faz parte. Não muito distante disso você vê alguns homens com uma camisa polo com “número 43” nas costas e um cavalo gigante no peito, perfume one million e a barriga saliente, com as mulheres mais bonitas da festa. Alguns gastando dinheiro que não tem, outros gastando por gastar e outros como eu agora, pensando em como funciona tudo isso… Nesse instante por algum motivo você se sente diferente daquelas pessoas. Culturalmente instruídos a sempre segurar um copo na mão seguimos o nosso caminho em busca de algo que no fundo não sabemos se realmente faz sentido.

De forma alguma estou dizendo que não gosto de balada, ou que balada é algo de pessoas “vazias”, mas infelizmente na maioria das vezes é isso que eu vejo, mulheres que só querem levantar seu ego e homens que acham que "baixar" um litro de bebida na mesa lhe faz ser o macho "top" da festa.

Cada vez mais as pessoas têm a necessidade de mostrar ser uma coisa que não são, e principalmente terem seu ego exaltado.
Agora só falta elas perceberem que isso não leva a lugar nenhum.

Chegamos num ponto chave da sociedade, onde máscaras valem mais do que expressões, garrafas de bebida em cima da mesa valem mais do que apertos de mão e companhias falsas valem mais do que uma conversa sincera com a menina menos atraente da festa.

Por fim entenda que você pode ser uma pessoa super charmosa, educada, inteligente ou qualquer outro adjetivo, mas se a outra pessoa não for equivalente, ela não irá perceber o quão valiosa você é."

Texto de Frederico Elboni.


No Novo Testamento, não há pecado mais fortemente condenado do que a hipocrisia e na opinião da maioria das pessoas, não há pecado mais detestado. Veja algumas linhas de pensamento do N.T. sobre o "hipócrita", descritas por William Barclay, no livro "Palavras Chaves" (Ed. Vida Nova) :

· É o homem que representa e pratica publicamente "a bondade teatral" - quer que todos o vejam dando esmolas (Mt 6:2), orar (Mt 6:16). Sua bondade visa agradar aos homens e não a Deus.
· É o homem que em nome da religião, quebra as leis de Deus - não ajuda aos próprios pais e nem aos enfermos, dando desculpas religiosas (Mt 15:7; Mc 7:5; Lc. 13:15).
· É o homem que esconde seus verdadeiros motivos, sob a máscara do fingimento - (Mc 12:15; Mt 22:18).
· É o homem que esconde um coração mau, sob a máscara da piedade - (Mt 23:28).
· É o homem que de tanto enganar aos outros, acaba enganando-se a si mesmo, com suas previsões erradas - (Lc 12:56-57).
· É o homem que, por sua visão distorcida sobre religião, afasta outras pessoas do caminho certo - (Gl 2:13; 1Tm 4:2; 1Pe 2:1).
· No fim, hipokrites é o homem sujeito à condenação de Deus - (Mt 24:51).

2. POR QUE AS PESSOAS USAM MÁSCARAS ?

Algumas pessoas têm sido ensinadas a usar "máscaras" desde crianças. Quando brigavam com os irmãos pequenos, eram "obrigados" a fazer as pazes, dizendo que "os amavam", sem que o problema do perdão tivesse sido adequadamente tratado. Com um pouco mais de idade, são "forçados" pelos pais, a mentir ao telefone, dizendo que "papai não está", quando na verdade ele está. Neste contexto, as crianças são ensinadas a também usarem "disfarces", para os problemas que enfrentam em suas vidas.

Outras pessoas, utilizam-se de "máscaras" para compensarem complexos de inferioridade. Acham que se os outros as conhecerem como realmente são, não irão gostar e certamente se afastarão. Assim sendo, vivem uma vida que realmente não corresponde com a verdade do que são.

Existem ainda os que usam "máscaras", alegando que isto é "uma exigência de nossa sociedade super competitiva". Nesta sociedade, não se podem revelar as "fraquezas" que qualquer ser humano tem. É preciso mostrar-se sempre "forte, seguro e corajoso". Qualquer demonstração de estar inseguro, será aproveitado por seus "adversários", que estão prontos e aguardando o momento de ocupar o seu lugar.


3. TIPOS DE MÁSCARAS MAIS UTILIZADAS

* INTELECTUAL - prefere ler sobre a vida, do que vivê-la. Está sempre ligado às tarefas intelectuais, do que às sociais. É muito importante ter o conhecimento, mas ele existe para que o coloquemos em prática, produzindo algo de bom ao mundo em que vivemos. Não é um fim em si mesmo.

* BRINCALHÃO - prefere fazer uma piada ou brincadeira, justamente para evitar uma situação séria. Embora geralmente sejam pessoas agradáveis, muitas vezes estão fugindo da necessidade da resolução séria de alguns problemas.

* FRÁGIL, NÃO ME TOQUE ! - super sensível, chora por tudo, exige tratamento especial. Muitas vezes, age assim para não ter avaliação severa dos amigos e colegas. Com essa máscara, ninguém terá coragem de magoá-la (o).

* EU SOU DEMAIS ! - quer atenção. As conversas devem, preferencialmente, girar em torno de si mesmo. Acha-se "o máximo". Muitas vezes esta atitude extrema, na verdade esconde um problema de BAIXA auto-estima.

* O MÁRTIR - possui complexo de perseguição. Pensa que todo mundo está falando a seu respeito. Não confia em ninguém.

* O DOMINADOR - controla a vida das pessoas. Durão(ou durona) e egoísta. É descuidado justamente com as pessoas que ama.

* O MAL-HUMORADO - está sempre se queixando. É uma pessoa ranzinza. Possui uma longa lista do que o(a) incomoda. Muitas vezes, está querendo é atenção, por sentir-se isolado(a).

* INDECISO - tem medo de cometer erros. É uma pessoa confusa, não consegue resolver coisa alguma. Acha que se não tomar nenhuma decisão, nada sairá errado e ele estará a salvo. Não está enfrentando as realidades da vida.

* O PAVIO CURTO - pessoa que por qualquer coisa, fica brava e explode. Vive como se tivesse um aviso no peito : "Não se aproximem de mim. Não quero mostrar quem sou".

* O FOFOQUEIRO - aumenta sua auto-estima, minando a estima dos outros. Diminuir os outros, eleva o seu "status". Gosta de relatar as más ações dos outros, para não enxergar as suas.

* O MESSIAS - crê que para ser aceito, precisa atender a todos. Imagina-se o salvador do mundo. Ao invés de incentivar os outros a usarem a força que têm, oferece a sua. Vai até o ponto de "estourar-se", pois quer ajudar a todos e acaba caindo num estresse total.

* O SONHADOR - cria seus próprios sonhos e fantasias. Ambiciona mais do que suas habilidades podem alcançar. Sonha muito e produz pouco.

* O PREGUIÇOSO - vive adiando compromissos. Deixa para depois o que pode fazer agora. Faz o "jogo do empurra" em compromissos inadiáveis. Além de irresponsabilidade, demonstra a irrealidade de que alguém "venha e resolva o problema" em seu lugar.

* "VALE TUDO" PARA ME DAR BEM - esta máscara usa de todos os meios para subir na vida. Tem o princípio de que "os fins justificam os meios". Causa profundas feridas morais e espirituais, em si próprio e em outras pessoas. Acham que o que importa é estar entre os melhores, mesmo que isto signifique suborno, injustiças, adultérios etc.




                                                                    Poema

Cada vez que ponho uma máscara para esconder minha realidade, fingindo ser o que não sou, fingindo não ser o que sou, faço-o para atrair o outro e logo descubro que só atraio a outros mascarados distanciando-se dos outros devido a um estorvo: a máscara. 

Faço-o para evitar que os outros vejam minhas debilidades e logo descubro que, ao não verem minha humanidade, os outros não podem me querer pelo que sou, senão pela máscara.

Faço-o para preservar minhas amizades e logo descubro que, quando perco um amigo, por ter sido autêntico, realmente não era meu amigo, e, sim, da máscara.

Faço-o para evitar ofender alguém e ser diplomático e logo descubro que aquilo que mais ofende às pessoas, das quais quero ser mais íntimo, é a máscara.

Faço-o convencido de que é o melhor que posso fazer para ser amado e logo descubro o triste paradoxo: o que mais desejo obter com minhas máscaras é, precisamente, o que não consigo com elas.

Gilbert Brenson Lazan



2 comentários:

  1. PARABÉNS, MEL!
    POSTAGENS INTERESSANTES!
    AGORA ESTOU AGARRADINHO AQUI ACOMPANHANDO SEU TRABALHO.
    VALORIZO SEU POTENCIAL E SABEDORIA.
    GRANDE MULHER!
    BEIJÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ronaldo! Agradeço o carinho e presença.
      Conto com vc!
      Bjim em seu coração.

      Excluir

Popular