Sempre ao seu lado

          
Baseado em uma história verdadeira do Japão, Hachiko Monogatari (literalmente "A História de Hachiko") é um filme muito comovente sobre a lealdade e os laços invencíveis raros, que ocasionalmente formam quase que instantaneamente nos lugares mais improváveis.

um filhote de Akita Inu é enviado do Japão para os Estados Unidos, mas sua jaula cai o carrinho de bagagem em uma estação de trem americano, onde ele é encontrado pelo professor universitário Parker Wilson (Richard Gere). Parker é imediatamente cativado pelo cão. No dia seguinte, Parker vai a estação para ver se o dono do cão aparecia. Ele esconde o filhote para entrar no trem e o leva para seu trabalho, onde o professor japonês Ken (Cary-Hiroyuki Tagawa), traduz o símbolo da coleira do filhote :"Hachi", um número japonês para "boa sorte", o número 8 . 

Parker decide chamar o cão de "Hachi". Ken lembra que, talvez, os dois estão destinados a ficar juntos. Enquanto isso Cate recebe um telefonema de alguém querendo adotar Hachi. Ela vendo que seu marido se apegou a Hachi diz que o cão já foi adotado. Alguns anos mais tarde, Hachi e Parker estão tão perto do que nunca. Parker, porém, ainda se intriga o porque que Hachi não faz coisas que um cachorro faria, como perseguir uma bola. Ken aconselha que Hachi só vai trazer-lhe a bola quando for um motivo especial. Uma manhã, Parker vai para o trabalho e Hachi foge e segue-o para a estação de trem, onde ele se recusa a sair até que Parker o leva de volta para casa. Naquela tarde, Hachi foge novamente e caminha até a estação de trem, esperando pacientemente pelo trem de Parker. 


Parker e Hachi vão para a estação todas as manhãs, onde ele deixa no trem. Hachi vai embora e só volta quando está na hora de Parker voltar do trabalho. Isso continua por muito tempo, até que uma tarde Parker vai sair, mas Hachi late e se recusa a ir com ele. 

Parker finalmente sai sem ele, mas Hachi o persegue, segurando a bola. Parker fica surpreso, mas satisfeito que Hachi está finalmente disposto a buscar a bola. Preocupado que ele vai se atrasar para o colégio, o professor Parker embarca no trem, apesar de Hachi latindo para ele.

Naquele dia, Parker, ainda segurando bola de Hachi, está ensinando a sua aula de música quando de repente ele sofre um ataque cardíaco fatal. 


Pelos próximos nove anos, Hachi espera por seu dono. Sua lealdade é perfilado no jornal local. Anos após a morte de Parker, Cate volta para visitar o túmulo de Parker, quando ela avista Hachi, agora velho e dolorido, esperando na estação. Ela se emociona e se senta ao lado de Hachi até o próximo trem chega. Hachi retorna à estação de trem, tarde da noite e fecha os olhos pela última vez. 
Então, Parker sai da estação e o cumprimenta como se nada tivesse mudado, e os dois espirítos vão apara o céu para ali ficarem para sempre. 


 As placas de fechamento revelam informações sobre o Hachikō real, que nasceu em Odate, em 1923. Após a morte de seu proprietário, Hidesaburo Ueno, em 1925, Hachiko voltou à estação de trem de Shibuya, no dia seguinte e todos os dias depois que para os próximos nove anos. A última carta revela que o verdadeiro Hachikō morreu em 1934 (na verdade, ele morreu em 1935). Uma foto de sua estátua na estação de trem de Shibuya é a última imagem mostrada antes dos créditos finais.

      Estátua feita em homenagem à Hachiko, na praça onde ele esperava o professor

                                                           Homenagem em Museu

Em japonês, Hachi significa o numeral oito que, devido ao seu formato entrelaçado, simboliza a ligação entre o plano espiritual e o terreno. Assim, “Sempre ao seu lado” é uma linda história de companhia e amor eterno que vale a pena ser assistida.

Um comentário:

  1. Linda Estoria de um Verdadeiro Cachorro Amigo e muito bom te um Amigo Verdadeiro Sergivaldo gomes da APDEC de Cupira pernambuco Brasil....boa noite

    ResponderExcluir

Popular